Lançados dois documentários sobre o caminho Braga a Santiago de Compostela

O Governo Autónomo da Galiza apoiou a realização de dois documentários sobre o Caminho da Geira e dos Arrieiros, que liga Braga a Santiago de Compostela na distância de 240 quilómetros, através do “Fundo de Projetos Culturais Jacobeu 2021”.

O primeiro dos filmes acabados de lançar, intitulado “Gerês-Xurés no Caminho da Geira e dos Arrieiros”, tem a duração de 26 minutos e destaca a reserva da biosfera transfronteiriça, declarada em 2009 pela UNESCO.

AVANTAR ACTIVIDADES

“O documentário, com versões em português e galego, destina-se a divulgar o caminho, com especial ênfase no troço pelo Gerês e nos elementos mais relevantes: espaços naturais, arquitetónicos, históricos, serviços ou alternativas próximas”, explica a Secretaria Geral de Política Linguística do Governo da Galiza, gestora do fundo que financiou o projeto.

“Uma peregrina guia os espetadores pelo caminho, enquanto vai obtendo os selos diários que, no final, lhe garantirão a atribuição da Compostela. A narração detalha os aspetos que fazem deste caminho uma experiência inesquecível”, adianta.

O vídeo “Gerês-Xurés no Caminho da Geira e dos Arrieiros” tem guião e direção de María del Carmen Fernández Blanco e foi realizado por Francisco V. Barros. A música é do compositor galego Xoán López.

O segundo documentário, intitulado “Caminho da Geira e dos Arrieiros. Worldrone”, foi dirigido por Xoel Méndezun e filmado no género “road movie”. “A câmara percorre por terra e ar a rota, que apesar do seu injusto anonimato já conta séculos de história”, explica a Secretaria Geral de Política Linguística.

“Ao longo do percurso, investigadores e personalidades da vida política e cultural dos municípios por onde passa explicam a importância histórica, da paisagem e do património que faz do Caminho da Geira uma das rotas jacobeias com maior potencial e mais valorizadas pelos peregrinos”, adianta.

Um narrador complementa a informação do filme – o som, dividido em oito trechos, pode ser ouvido separadamente. Tem a duração de uma hora, foi produzido pela Worldrone e dedicado à memória de José Rodríguez Valinãs, um habitante de Beariz [Galiza] que apoiou os peregrinos.

O Caminho da Geira e dos Arrieiros foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja de Santiago de Compostela em 2019, reconhecido pela associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico em 2020 e é um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.

Este percurso destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira Romana e a Reserva da Biosfera do Gerês/Xurés. Além disso, é um dos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.