Jacobeus organizam peregrinação a Santiago pelo Caminho da Geira

A delegação de Amares da Associação Espaço Jacobeus (AEJ) organiza uma peregrinação a pé a Santiago de Compostela, pelo Caminho da Geira e dos Arrieiros, que começa este sábado, dia 4, em frente à Sé de Braga.

A peregrinação, levada a efeito em parceria com a Câmara de Amares e a União das Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos, tem inscritos 32 peregrinos e está dividida em 11 etapas, a percorrer até setembro.

AVANTAR ACTIVIDADES

A concentração está marcada para as 8h00 em Amares, mas os participantes deslocam-se depois para a Sé de Braga, onde meia hora depois recebem a bênção pelo cónego Roberto Rosmaninho Mariz, pároco de São José de São Lázaro, na arquidiocese de Braga.

As etapas decorrem sempre aos sábados, duas por mês, com exceção dos meses de julho e agosto, em que não se realizam, e três em setembro.

Segundo os organizadores, “tem como principal objetivo promover o Caminho da Geira e dos Arrieiros junto dos amarenses, bem como a importância turística deste traçado para os territórios que atravessa”.

O Caminho da Geira e dos Arrieiros começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço (Castro Laboreiro), entrando na Galiza pela Portela Homem. Nos últimos seis anos foi percorrido por mais de três mil peregrinos, um terço dos quais em 2022;  sobretudo de Portugal e Espanha, mas também de Itália, Inglaterra, Alemanha, Croácia, Ucrânia, Rússia, Polónia, Brasil, EUA, Austrália ou Países Baixos.

Este itinerário foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019 e em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021), e foi um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.

O percurso tem 240 quilómetros e destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira Romana, a via do género mais bem conservada do mundo, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.