César Morán: “As cores do son”

O QUE A MÚSICA TRANSMITE

César Morán: Cantautor, compositor e escritor

AVANTAR ACTIVIDADES

Estava a matinar no tema deste artigo e veu-me à memória a canção do Caetano “Rai das cores” (Estrangeiro 1988), onde os adjetivos cromáticos vão virando desde o denotativo do início até o conotativo do fim. Também pensei intitulá-lo “As cores dos tons” ou “As cores das tonalidades”, que é a onde quero ir, mas deixemo-lo, que soa melhor assim.

Se digo que uma música tem uma determinada cor, estou a falar de sinestesia, mistura de sensações pertencentes a vários sentidos, no que se baseia a maior renovação poética desde o simbolismo da segunda metade do XIX. Porém, a minha experiência desde novo foi mais alá, até identificar palavras com cores, talvez apenas polo som produzido na sua pronúncia: nomes de cidades, países, substantivos abstractos como amor, bondade, ira ou justiça, ainda que nessa associação pudessem intervir outros conhecimentos. Mas a sinestesia na música foi desenvolvida entre outros por Alexander Scriabin, quem estabeleceu associações de acordes e tonalidades musicais com cores determinadas, e ainda relacionando-as com emoções ou “estados de alma”.

Nesta linha, certas tonalidades expressariam certos sentimentos, ou mesmo cada tonalidade nos remeteria a um sentimento dado, apenas pola sua sonoridade. No entanto, face a isto estão as palavras de Debussy (“A música fixo-se para o inexpressável”), que Luísa Villalta cita no seu artigo “A língua dos sons” de 1986.

Já desde o Barroco, os sentimentos ligados às tonalidades foram explorados por músicos e analistas como Johann Mattheson, Jean-Philippe Rameau, Johann Joachim Quantz ou Marc-Antoine Charpentier. A este respeito tem a ver, também no Barroco, a conhecida como “doutrina dos afetos”, segundo a qual determinados recursos compositivos podiam despertar no ouvinte emoções concretas e comuns. E ainda mais, nesta procura de relações entre as palavras e a música, chegaram a afirmar que uma ideia musical não era apenas a representação de um afeto, mas a sua verdeira manifestação. Trata-se de um tema apaixonante e de enorme interesse, embora muitos achemos que as sinestesias são ou podem ser diferentes em cada ouvinte.

Para alguns autores haveria uma associação entre os tons e as cores, e daí com determinados sentimentos, de jeito que o Ré maior seria duro, alegre e às vezes guerreiro, enquanto o Sol menor seria terno, afetuoso, sério e magnífico. O Lá menor seria melancólico, suave e queixoso, e o Fá maior generoso, majestoso ou mesmo furioso. Não seguiremos por aí, mas os que tocamos guitarra colocamos a miúdo o capo ou braçadeira num determinado traste para facilitar a postura dos acordes. O capo no segundo traste permite tocar o Fá sustenido menor como se fosse Mi menor, e o capo no quarto facilita tocar Dó sustenido menor como um simples Lá menor. Porém, o resultado não é o mesmo, não só porque o som das cordas premidas sejá mais tensionado que o das cordas em aberto, senão porque o Fá sustenido menor soa diferente ao Mi menor. Tem outra cor.

(Publicado no número 588 de Sermos Galiza, o suplemento semanal de Nós Diario, no sábado 13 de janeiro de 2024)



Outros artigos de César Morán :

César Morán: “Hannover 20-4-70”

César Morán: “Arrión”

César Moran: “Os Quadros de MussorgskY”

César Moran: “Dual Bettor”

César Moran: “Per Sant Joan”

César Moran: “Música em Luísa Villalta”

César Morán: “Roger Waters”

César Morán: “Canet Rock 75”

César Morán: “Os esquecidos setenta”

Falar de Música

César Morán: “Pablo e Silvio, os dous “

César Morán: “O Bombardino de Charles Anne. O músico de Cunqueiro “

César Morán: “Compopstela, de Alfonso Espiño Louro “

César Morán: “Cantar nun concerto”

César Morán: “Parroquias tour” e saúde emocional

A opinión de César Morán: “A espera de Serrat”

A opinión de César Morán: “O mais parecido ao karaoke”

A opinión de César Morán: “Anacleto músico”

A Música da Fala

Tanxugueiras

Música ” Comercial “

Memória do Zeca

A Beleza

O clarinete de Aquilino

A Música desde o Público

Passar, verbo (in)transitivo. De Mirasol a Vinicius

FRANCO BATTIATO: popular e experimental, na busca do transcendente

Xela Arias. História de uma foto.

Cunqueiro e os Pentagramas

A presença da música ao vivo

Na taberna cultural da Arca da Noe

A Música em estado crítico

O Idioma da Música: A Língua do canto

A minha viagem com Dámaso Alonso